Amigo, amiga buscadora!
Sejam todos bem-vindos à Comunidade Nova Ephrata!
Chegamos em janeiro de 2021, mês em que o Instituto Nova Ephrata completa três anos de nascimento, ancorado no mundo da espiritualidade. Significa dizer que estamos caminhando para a concretização da nossa comunidade física, real. As pessoas estão chegando aos poucos, conhecendo a proposta do Instituto e tomando a decisão de ficar por aqui. Em breve começaremos o processo de gestar o Estatuto e formalizar oficialmente o Instituto. O passo seguinte será a aquisição do terreno onde construiremos a nossa comunidade, em local a ser decidido pelos integrantes do Instituto, dentro de uma perspectiva de tomada de decisão sociocrática.
Antes, porém, faz-se necessária uma reflexão sobre o momento que estamos vivendo. Convido a todos, então, à leitura do pequeno texto abaixo.
Os tempos mudaram! A mudança, que já era esperada, teve um marco temporal e ocorreu com a chegada da pandemia do novo Corona Virus. Os capitalistas ortodoxos, ante os apelos dos ambientalistas, diziam ser impossível parar a máquina do crescimento econômico. E um simples vírus conseguiu parar a humanidade inteira...
Para longe das causas e consequências do que foi vivido em 2020, olhando a nossa volta vemos dois movimentos aparentemente contraditórios, porém complementares: uma ruptura com o modelo de vida que nos últimos duzentos anos foi baseado no capitalismo industrial e está se transformando no capitalismo financeiro, mais agressivo e perverso, e a ascensão de um novo modelo de sociedade baseado na proposta de vida comunitária, inspirada principalmente pelos movimentos das ecovilas e da Permacultura.
Em resumo, está cada vez mais nítida a exaustão do modelo da sociedade atual, que se ergue irresponsavelmente às custas dos recursos naturais acreditando na possibilidade de um crescimento econômico infinito, em um planeta, finito. Esse modelo se tornou obsoleto e, ao longo do tempo, será substituído pelo modelo permacultural que prega a auto suficiência, o cuidado com as pessoas, com o planeta e a partilha justa dos excedentes.
Fim do mundo ?
- Não!
Fim de um modo de vida insustentável, do ponto de vista do planeta. E o desabrochar de uma nova consciência que leva em consideração a ideia de que a humanidade faz parte do ciclo natural da vida na Terra, e de que a natureza tem os seus próprios meios de buscar o seu equilíbrio.
A Comunidade Nova Ephrata nasce em meio a esse momento histórico justamente por acreditar que essa nova humanidade, e esse novo tempo, já estão presentes.
A nossa missão é encontrar e unir as pessoas que estão alinhadas com esse novo modo de viver. Os tempos são propícios ao resgate da humanidade, começando por cada um, no silêncio interior de cada Ser.
Quem realmente somos ? Qual o nosso papel na viagem dentro do Planeta Terra ? Estamos prontos para praticar o desapego do modo de vida baseado na troca do trabalho pelo dinheiro ? Estamos prontos para o trabalho coletivo ? Para a economia solidária ? Estamos prontos para pensarmos e agirmos como comunidade humana ?
A verdade é que a mudança é lenta, mas já começou! Se dará com mais efetividade ao longo dos próximos anos e de maneira desigual dentro da sociedade. Algumas experiências com ecovilas rurais e urbanas já acontecem de forma exitosa mundo afora. Aqui no Brasil estamos ainda no começo.
Mas, sigamos em frente!
Na proposta inicial para a formação da nossa comunidade faz-se necessário ter um primeiro contato com a Sociocracia. Convido então quem estiver interessado em participar da comunidade Nova Ephrata a se inscrever no canal Sociocracia 3.0, no Telegram. Assistir aos vídeos, responder o questionário e depois solicitar a sua admissão ao grupo que está se formando.
Abaixo segue o link para se inscrever no canal Sociocracia, do Telegram:
https://t.me/+JT3hl_6HTzNkMWYx